O Super NES CD-ROM System (comumente abreviado como SNES-CD ), conhecido como Super Famicom CD-ROM Adapter no Japão, é um periférico de videogame inédito para o Super Nintendo Entertainment System ( SNES). O complemento foi desenvolvido com base na funcionalidade do SNES baseado em cartucho, adicionando suporte para um formato baseado em CD-ROM conhecido como Super Disc.
A plataforma SNES-CD foi desenvolvida em parceria entre a Nintendo e a Sony. A plataforma foi planejada para ser lançada como um add-on para o SNES padrão, bem como um console híbrido da Sony chamado PlayStation (apelidado de "Nintendo PlayStation" para distingui-lo do posterior console Sony de mesmo nome ) semelhante ao Twin Famicom da Sharp e ao TurboDuo da NEC . Outra parceria com a Philips rendeu alguns jogos temáticos da Nintendo para o CD-iplataforma em vez do SNES-CD. A Sony promoveu de forma independente seus desenvolvimentos em seu próprio console autônomo, que acabou herdando o nome PlayStation e serviria como o principal concorrente do sucessor baseado em cartucho do Super NES, o Nintendo 64.
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História
O engenheiro da Sony Ken Kutaragi ficou interessado em trabalhar com videogames depois de ver sua filha jogar no console de videogame Famicom da Nintendo . Ele assinou um contrato com a Sony para desenvolver um hardware que conduziria o subsistema de áudio do próximo console da Nintendo, o Super NES . Kutaragi desenvolveu secretamente o chip, o Sony SPC 700. Como a Sony não estava interessada no negócio de videogames, a maioria de seus superiores não aprovou o projeto, mas Kutaragi encontrou apoio no executivo da Sony, Norio Ohgae o projeto foi autorizado a continuar. O sucesso do projeto estimulou a Nintendo a firmar uma parceria com a Sony para desenvolver um add-on em CD-ROM para o Super NES e um console da marca Sony que tocaria cartuchos SNES, bem como jogos lançados para o novo Super Formato do disco.
O desenvolvimento do formato começou em 1988, quando a Nintendo assinou um contrato com a Sony para produzir um add-on em CD-ROM para o SNES. O sistema deveria ser compatível com títulos SNES existentes, bem como títulos lançados para o formato Super Disc. Sob o acordo deles, a Sony desenvolveria e manteria o controle sobre o formato Super Disc, com a Nintendo efetivamente cedendo uma grande quantidade de controle de licenciamento de software para a Sony. Além disso, a Sony também seria a única benfeitora do licenciamento relacionado a softwarde música e filmes que vinha perseguindo agressivamente como um aplicativo secundário.
Presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchijá desconfiava da Sony neste momento e considerava isso inaceitável, já que a Sony era a única fornecedora do chip de áudio, o S-SMP, usado no SNES e exigia que os desenvolvedores pagassem por uma ferramenta de desenvolvimento cara da Sony. Para contrariar o acordo proposto, Yamauchi enviou o presidente da Nintendo of America, Minoru Arakawa (seu genro) e o executivo Howard Lincoln para a Europa para negociar um contrato mais favorável com a Philips , rival da indústria da Sony. Conforme descrito por David Sheff em seu livro Game Over, “[O negócio da Philips] pretendia fazer duas coisas ao mesmo tempo: devolver a Nintendo seu domínio do software e graciosamente a Sony." Em junho de 1991Consumer Electronics Show , a Sony anunciou seu console de cartucho / CD compatível com SNES, o "PlayStation". No dia seguinte, a Nintendo revelou sua parceria com a Philips no show - uma surpresa para todo o público, incluindo a Sony.
Enquanto a Nintendo e a Sony tentavam resolver suas diferenças, entre duzentos e trezentos protótipos do PlayStation foram criados, e software para o sistema estava sendo desenvolvido. Em 1992, um acordo foi fechado permitindo à Sony produzir hardware compatível com SNES, com a Nintendo mantendo o controle e o lucro sobre os jogos. As duas organizações nunca repararam a brecha entre elas e, no ano seguinte, a Sony abandonou o desenvolvimento do CD-ROM Super NES e, em vez disso, concentrou seus esforços no desenvolvimento de seu próprio console para a próxima geração de consoles que ficou conhecido como PlayStation.
Protótipo
Em novembro de 2015, foi relatado que um dos protótipos originais do "Nintendo PlayStation" havia sido encontrado. O protótipo foi supostamente deixado para trás pelo ex-CEO da Sony Computer Entertainment, Ólafur Jóhann Ólafsson, durante seu tempo na Advanta. Um ex-trabalhador da Advanta (Terry Diebold) adquiriu o dispositivo como parte de um lote durante o leilão de falência da Advanta em 2009. O sistema foi posteriormente confirmado como operacional e a unidade reproduz cartuchos Super Famicom, bem como o cartucho de teste que acompanha a unidade, embora a saída de áudio e a unidade de CD não estejam funcionando. Alguns grupos tentaram desenvolver software caseiro para o console, como Super Boss Gaiden, já que não havia jogos conhecidos que utilizassem a unidade de CD.
O protótipo veio com uma versão da marca Sony / PlayStation do controlador Super Famicom padrão (número do modelo SHVC-005). Em março de 2016, o site retro-gaming RetroCollect relatou que eles (e membros influentes das comunidades de emulação online ) receberam (de uma fonte anônima) um disco ROM de inicialização funcional para o SNES-CD.
Diebold deu a unidade para Benjamin Heckendorn , um modder de console, para olhar, por volta de 2017. Heckendorn forneceu um vídeo de detalhamento do sistema, por meio do qual ele foi capaz de identificar falhas em vários componentes de bordo que ele posteriormente substituído, o que resultou na correção indireta dos problemas da unidade de áudio e CD. Heckendorn mostrou CDs de áudio funcionando no sistema, já que não havia CDs de jogos conhecidos, mas afirmou que os jogos caseiros funcionavam.
O protótipo foi colocado em leilão pela Diebold em fevereiro de 2020, com um preço inicial pedido de US $ 15.000 , mas o leilão ultrapassou rapidamente os US $ 350.000 em dois dias. Ele foi leiloado por US $ 360.000 para Greg McLemore, um empresário e fundador da Pets.com, que tem uma grande coleção de outros hardwares de videogame e planeja estabelecer um museu permanente para este tipo de hardware.
Legado
Depois que o contrato original com a Sony falhou, a Nintendo continuou sua parceria com a Philips. Este contrato concedeu à Philips o direito de apresentar os personagens da Nintendo em alguns jogos para seu dispositivo multimídia CD-i, mas nunca resultou em um add-on de CD-ROM para o SNES. Testemunhando a má recepção do Sega CD , a Nintendo cancelou os planos para o add-on. Os jogos CD-i com o tema da Nintendo foram muito mal recebidos, e o próprio CD-i é considerado um fracasso comercial. O principal jogo em desenvolvimento para o lançamento da plataforma SNES-CD foi Square 's Secret of Mana, cujo conteúdo planejado foi reduzido para o tamanho adequado para cartucho e lançado nessa mídia.
Ken Kutaragi e Sony continuaram a desenvolver seu próprio console e lançaram o PlayStation em 1994. O console baseado em CD competiu com sucesso com o Nintendo 64 baseado em cartucho da Nintendo e outros sistemas de console baseados em CD, como o Fujitsu FM Towns Marty, o NEC PC- FX, o SNK Neo Geo CD, o Panasonic 3DO Interactive Multiplayer e o Sega Saturn. O rompimento da parceria com a Sony tem sido freqüentemente citado como um erro da parte da Nintendo, efetivamente criando um rival formidável no mercado de videogames. A Nintendo não lançaria umconsole baseado em disco óptico próprio até o lançamento do GameCube em 2001.
Especificações técnicas
O vídeo de desmontagem de julho de 2016 de Heckendorn fornece especificações técnicas do protótipo, já que nenhuma foi publicada pela Sony ou Nintendo. Heckendorn disse que o sistema provavelmente teria sido tão poderoso quanto um Super NES padrão, mas não tão poderoso quanto o Sega CD. A unidade autônoma possui os seguintes conectores: duas portas de controlador Super NES, um slot de cartucho, uma unidade de CD-ROM de dupla velocidade, conectores RCA compostos, S-Video , RFU DC OUT (semelhante ao PlayStation SCPH-1001), um proprietário porta de saída AV com várias saídas (a mesma do Super NES, Nintendo 64 e GameCube ), conector de fone de ouvido na frente, uma porta serial rotulada "NEXT" (provavelmente para depuração) e uma porta de expansão sob a unidade.
SISTEMA | CD-ROM do PC Engine² | Sega CD | SNES-CD (SFX-100) |
---|---|---|---|
CPU (MHz) | 7,16 | 7,16 | 3,58 |
Co-CPU (MHz) | Nenhum | 4 | 2.048 |
Largura do barramento (bits) | 8 | 16 | 8 |
Processador Add-on (MHz) | Nenhum | 12,5 | Nenhum ou 21 MHz (versão NEC V-810 Phillips) |
Add-on Video | Nenhum | Presente | Nenhum |
Áudio adicional | CD | Ricoh + CD | CD |
Velocidade do CD-ROM | 1x | 1x | 2x |
RAM principal (KB) | 8 | 64 | 128 |
RAM de vídeo (KB) | 64 | 64 | 64 |
RAM de áudio (KB) | 0 | 8 | 64 |
Exp RAM (KB) | 64 (Super CD de 256 Kb e 2048 com Arcade Card) | 512 | 256 (512 ou 1024 com CD Phillips Snes) |
Exp Video RAM (KB) | 0 | 256 | 0 |
Exp Audio RAM (KB) | 64 | 64 | 0 |
CD Cache RAM (KB) | 0 | 16 | 32 (versão 128 Phillips) |
RAM de backup (KB) para salvar dados | 0 | 8 | 8 |
RAM total (KB) | 200 (392 com Super CD, 2148 com Arcade Card) | 992 | 552 (902 ou 1416 Phillip Snes CD) |
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